Preserva a coleção de esculturas da artista Felícia Leirner e promove a conservação ambiental. Reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
Dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.
Sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
O Instituto tem a missão de reconhecer e ampliar o legado de Elifas Andreato para a cultura brasileira e para educação, com bases na cidadania e nos direitos humanos. São 50 anos de uma trajetória de artista e cidadão consciêntes da riqueza cultural, ao mesmo tempo que esteve sempre disposto a enfrentar os problemas da desigualdade do país.
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil através da Pousada do Imigrante, e o relacionamento construído ao longo dos anos com várias comunidades que representam a cidade e o Estado.
Em 10 anos de funcionamento, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.
Espaço público de cultura e entretenimento, recebe o público em quatro andares de uma área de 46.500 m². Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de ampliação da Biblioteca Mário de Andrade, tornou-se um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
É um edifício de 11.000 m2 projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Está dentro do parque urbano mais importante de São Paulo, o Parque Ibirapuera. Mais de 6.000 obras destacam a importância do povo africano na formação da cultura, herança e identidade brasileiras, hoje conhecidas.
Conserva mais de 5 mil obras que englobam diferentes áreas de múltiplos universos culturais africanos, indígenas e afro-brasileiro. Dividido por meio de Núcleos temáticos, o acervo procura abranger aspectos da arte, da religião afro-brasileira, do catolicismo popular, do trabalho, da escravidão, das festas populares.
Em 1998, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas, e o governo estadual paulista criou um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Em 2004, a Fundação incorpora a temática do saneamento. Hoje possui um acervo rico e diversificado, que pode ser classificado em: arquivístico, bibliográfico, museológico e patrimônio arquitetônico.
Com todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, é um local de encontro onde abundam a pluralidade na programação artística e na efervescência cultural. A Companhia opera com base em áreas projetadas para atuar de maneira coordenada e complementar: Programa, Biblioteca, Treinamento e Pontos MIS.
Projeto colaborativo que reunia histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres que ousaram jogar futebol durante o período de proibição da prática no Brasil entre 1941 e 1979. Conheça o feitiço de como um esporte elitista inglês gradualmente ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, misto e uma das manifestações culturais mais reconhecidas em nosso país.
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é o 3º. instituição cultural mais visitada no país e no 68º. no mundo, de acordo com o ranking de uma publicação em inglês The Art Newspaper (abril / 2017).
Oficialmente registrada em 1978, a Fundação é uma organização sem fins lucrativos declarada um recurso público federal e tem o objetivo de promover e divulgar atividades de natureza cultural, artística e científica, além de transformar a residência de Ema Gordon Klabin em um museu aberto ao público.
Instituto dedicado principalmente à pesquisa e produção de conteúdo - mapeamento, estímulo e disseminação de iniciativas artísticas e intelectuais. Dessa forma, contribui muito para a promoção da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
O museu está sendo reconstruído. Reviva como era a sua exposição de longa duração, que destacava a língua portuguesa como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.
No Acervo online, há informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, você terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Trata-se de um banco de dados com milhares de itens, desenvolvido especialmente para este meio.
Antiga residência de Candido Portinari, seu acervo é constituído de trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Conta também com uma coleção de desenhos, objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios domésticos do artista.
A riqueza de detalhes dentro e fora do palácio reflete o poder da economia cafeeira na época de sua construção. O Museu do Café é referência para relacionar cursos de grãos no Brasil e no mundo. Suas exposições abordam detalhes da plantação à xícara, passando pelo mercado e curiosidades sobre o produto.
Neste street view ao redor do mundo, dirija carros por 40 diferentes cidades - incluindo São Paulo/SP. Enquanto você dirige, ainda é possível selecionar e ouvir rádios locais. Ao iniciar este passeio, é preciso escolher a cidade desejada. Vale a pena conferir esses city tours incríveis!
Museu de artes mais antigo da cidade, tem ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e está em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual no 2o andar da Pina_Luz, onde está a exposição "Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo".
O antigo Museu Estadual foi incorporado à USP em 1963, e desde então o Edifício do Monumento (popularmente conhecido como Museu do Ipiranga) é administrado pela universidade. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo com cerca de 450 mil itens, dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais.
Percorra os tours virtuais das exposições: "Espaço Memória"; "Devaneios: Os Mundos de Jeeyoung Lee"; "Constelação: Somos Todos Feitos de Luz", e outros.
Fundada em 1948, sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997, foi o programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A exposição recria seus diversos ambientes através de uma ousada expografia, incluindo peças do acervo do MIS, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa.
Um complexo que compreende um hotel de luxo da marca Rosewood Hotels & Resorts, uma torre projetada pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel; uma área de varejo com foco em moda e gastronomia; além de um centro de criatividade, que abrigará exposições e diversas atividades com o objetivo de respeitar e estimular a criatividade brasileira.
É responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como pela produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar e com ênfase na articulação entre memória e história.
O Instituto é uma organização fundada para reiterar o compromisso do jornalista Vladimir Herzog - assassinado em 1975 durante a ditadura militar no Brasil - com os maiores valores da humanidade, implementando ações destinadas a preservar a História do Brasil, promover o respeito aos Direitos Humanos e as boas práticas do Jornalismo.
Construído na cidade após as grandes aspirações cosmopolitas do início do século XX. Em 27 de maio de 2011, o Theatro foi transferido da Secretaria de Cultura da cidade para se tornar uma fundação pública, que dirige os notórios grupos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Quarteto de Cordas, entre outros.
Inaugurado em março de 1979, o museu que também foi o lar de Guilherme de Almeida de 1946 até sua morte em 1969 abriga hoje objetos da coleção particular desse poeta, linguista, jornalista e advogado reconhecido como um dos fundadores intelectuais da Movimento modernista brasileiro.
O museu está concluindo o novo banco de dados do acervo artístico e as informações aqui presentes estão em constante revisão. É composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX.
Museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Ela tornou-se gradualmente também um museu de arte contemporânea.
Guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
A Associação Nacional de Direitos Humanos foi criada em junho de 2003, em Brasília, e contribui para a formação de uma comunidade de pesquisadores especializados em direitos humanos, ao lado do saber acumulado por anos de militância política a partir do período do final dos anos 70.
Uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Além do seu importante acervo, hoje ela conta com grande programação cultural.
Todo ser humano, anônimo ou famoso, tem o direito de imortalizar sua história e integrá-la à memória social. Essa ideia deu origem museu digital que conecta pessoas e grupos através de suas histórias. o museu conduziu cerca de 200 projetos de memória destinados a multiplicar e democratizar sua metodologia e sua coleção, que inclui cerca de 17 mil histórias de vida.
Está alojado na antiga residência e ateliê do artista, projetado em 1932 por seu cunhado, o arquiteto russo Gregori Warchavchik. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, agora integrando o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM do Ministério da Cultura, como uma unidade especial.
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma ONG brasileira fundada em 1994 com a missão de propor e promover soluções para questões sociais e ambientais com foco na defesa do meio ambiente, patrimônio cultural, direitos humanos, povos indígenas e outras comunidades tradicionais no Brasil.
A coleção apresenta um grupo de obras de arte exibidas nas ruas de São Paulo. O primeiro conjunto de obras de arte fotografadas foi organizado por Andre Deak, Eduardo Saretta, Eduardo Srur, Felipe Lavignatti e Haroldo Paranhos, e apresenta 89 artistas representados por 189 obras de arte espalhadas pelo centro expandido da cidade de São Paulo.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importates coleções etnográficas do país, representando diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Uma plataforma perene de criação, pesquisa e produção que promove reflexões nos campos da arte, cidade, arquitetura e urbanismo. Seu objetivo é conceder outros significados à ocupação do espaço público, por meio de projetos que ofereçam uma perspectiva transversal da arte pública, harmonizada com o território e com as formas de perceber a cidade.
A antiga residência do Primeiro Presidente da República é hoje o Museu Histórico e Pedagógico de Prudente de Moraes contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes. A coleção é eclética, com objetos e móveis pertencentes a importantes figuras de Piracicaba. Há também grandes obras de artistas plásticos e uma variada coleção iconográfica e textual.
Criada em 1962, a fundação fica em um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, muito emblemático da arquitetura moderna brasileira. O pavilhão foi criado para o quarto centenário de São Paulo, celebrado em 1954 com a construção do Parque Ibirapuera e seus prédios.
Sua coleção reúne mais de 10 mil obras e inclui pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, de produção européia, africana, asiática e das Américas. Nesse acervo temos um recorte de aproximadamente 2 mil obras da coleção, que podem ser exploradas em seus detalhes.
Museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. A coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Além do programa de exibição pioneiro - ampliado por meio de um programa paralelo de debates, pesquisa, produção de conteúdo, trabalho de arquivo e publicações - o Instituto Tomie Ohtake, desde a sua fundação, realizou pesquisas significativas sobre abordagens para o ensino de arte contemporânea.