Possui ativos importantes em quatro áreas: fotografia, com a maior parte do material, além de música, literatura e iconografia. O Instituto também ganhou fama por suas exposições, destacando artes visuais de artistas do Brasil e do exterior; e tem uma queda por cinema.
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, se tornou um dos mais importantes centros culturais do país. É o centro mais visitado do Brasil e o 21º do mundo, segundo ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril / 2014). Ocupa 15.046 m² desse total, com diversos espaços para diferentes atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições.
Faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, um dos destinos favoritos dos turistas. Oferece também oficinas e laboratórios desenvolvidos pelo Programa Educacional, que conta não apenas a história da capital, mas a história de todo o país.
Percorra os tours virtuais dos Espaços Memória: um mergulho na história de Porto Alegre; e uma experiência dentro de um cofre para conhecer um pouco sobre a história monetária. Descubra também a exposição "Gigantas: Uma Experiência por Nonotak Studio".
Museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Ela tornou-se gradualmente também um museu de arte contemporânea.
Fundada em 1948, sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Percorra os tours virtuais das exposições: "Espaço Memória"; "Devaneios: Os Mundos de Jeeyoung Lee"; "Constelação: Somos Todos Feitos de Luz", e outros.
Com um projeto paisagístico desenhado por Alba Rabelo Cunha, o harmonioso complexo arquitetônico de dois andares repousa sobre alambiques e é dividido em módulos e ocupa parte do edifício principal. Inaugurado em 12 de outubro de 2000, é o terceiro museu / centro cultural mais visitado do Brasil e o 59º do mundo.
Criada em 1992, trabalha para promover, documentar, preservar, pesquisar e divulgar o trabalho de Athos Bulcão, além de comercializar várias cópias de seu trabalho. A instituição também desenvolve importantes projetos na área de educação artística, comunicação e mobilização de jovens.
Criada em 1962, a fundação fica em um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, muito emblemático da arquitetura moderna brasileira. O pavilhão foi criado para o quarto centenário de São Paulo, celebrado em 1954 com a construção do Parque Ibirapuera e seus prédios.
Museu de artes mais antigo da cidade, tem ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e está em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual no 2o andar da Pina_Luz, onde está a exposição "Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo".
Preserva a coleção de esculturas da artista Felícia Leirner e promove a conservação ambiental. Reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
Instituto dedicado principalmente à pesquisa e produção de conteúdo - mapeamento, estímulo e disseminação de iniciativas artísticas e intelectuais. Dessa forma, contribui muito para a promoção da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
Uma das principais casas de espetáculos do Brasil atualmente presidido pelo Maestro João Guilherme Ripper. Por mais de um século de atividade, o belo edifício em estilo eclético - cuja arquitetura é uma exposição lateral - recebeu em seu palco os artistas mais renomados, grandes orquestras e companhias de dança nacionais e internacionais.
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é o 3º. instituição cultural mais visitada no país e no 68º. no mundo, de acordo com o ranking de uma publicação em inglês The Art Newspaper (abril / 2017).
O museu está sendo reconstruído. Reviva como era a sua exposição de longa duração, que destacava a língua portuguesa como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.
Possui uma coleção de arte internacionalmente reconhecida e uma área de visitação composta por floresta e jardim botânico. Desenvolveu uma intensiva linha de trabalho que visa a preservação da vegetação e o desenvolvimento da pesquisa botânica, buscando novas formas de preservar a biodiversidade.
Espaço público de cultura e entretenimento, recebe o público em quatro andares de uma área de 46.500 m². Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de ampliação da Biblioteca Mário de Andrade, tornou-se um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
Iberê Camargo (Restinga Seca, 1914 - Porto Alegre, 1994) é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Artista de extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se alinhou com correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no ambiente artístico e intelectual brasileiro.
Os traços retos e simples do urbanista Lucio Costa compreendem uma unidade estética com os monumentos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. É caracterizado por formas puras e geométricas, pelos volumes de suas semi-esferas e pelos espaços livres que a rodeiam.
Construído na cidade após as grandes aspirações cosmopolitas do início do século XX. Em 27 de maio de 2011, o Theatro foi transferido da Secretaria de Cultura da cidade para se tornar uma fundação pública, que dirige os notórios grupos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Quarteto de Cordas, entre outros.
Além do programa de exibição pioneiro - ampliado por meio de um programa paralelo de debates, pesquisa, produção de conteúdo, trabalho de arquivo e publicações - o Instituto Tomie Ohtake, desde a sua fundação, realizou pesquisas significativas sobre abordagens para o ensino de arte contemporânea.
Artista gráfico, humorista, escritor de livros para crianças, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista, bacharel em Direito. Em 1960, realizou seu sonho infantil: transformou-se num autor de comics e lançou a primeira revista brasileira do gênero, que recebeu o nome de Pererê, com personagens da fauna e do folclore brasileiro.
Um complexo que compreende um hotel de luxo da marca Rosewood Hotels & Resorts, uma torre projetada pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel; uma área de varejo com foco em moda e gastronomia; além de um centro de criatividade, que abrigará exposições e diversas atividades com o objetivo de respeitar e estimular a criatividade brasileira.
Constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso, através da arte cerâmica em esculturas e pinturas.
Localizado no Solar do Unhão, é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta com uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim.